Buscar
  • Daniel Moita

Curso Online - Como superar o baixo engajamento?

Atualizado: Abr 17



Começo com o fato mais importante na hora de decidir sobre a produção de um curso online:


- A taxa de alunos que terminam um curso online é baixíssima. (Link para estudo)


Apesar do marketing digital ser fundamental na venda de um curso a curso prazo, o sucesso de um curso a longo prazo é quase que inteiramente baseado nos resultados que seus alunos alcançam. Se poucos alunos terminam seu curso, você terá pouco resultado para expor, consequentemente não terá um curso de sucesso reconhecido. Pior, alunos que não terminam seu curso podem ter papel negativo na divulgação de seu curso.


Mas como aumentar o engajamento? O que deu certo nos nossos cursos?


Aula ao Vivo:


Nada foi mais efetivo em manter alto engajamento de nossos alunos como nossas aulas transmitidas ao vivo. Farei vários posts explicando sobre como fazer uma boa transmissão ao vivo. Mas 4 pontos que deve ter em mente quando optar por produzir um curso ao vivo são:


1- O professor tem que conversar com a câmera. Aqui temos uma câmera que serve apenas para filmar o rosto do professor durante momentos de conversa com os alunos tais como contando uma história ou tirando uma dúvida. Professor inseguro, sem aula preparada é suicídio. Moral da história, se o prof não é fera, não vá para o ao vivo.


2- Interação com os alunos que estão assistindo. Aqui temos um operador na mesa de transmissão que tem o papel de fazer a ponte entre alunos e professor. O operador tem que ter sensibilidade para avaliar o melhor momento para interromper o professor e também ser proativo para criar um clima agradável entre todos. Bom humor e acompanhar a aula são obrigatórios para o operador.


3- Jogo de cintura e bom equipamento! Aulas ao vivo caem por causa da internet, professores cometem erros, equipamentos param de funcionar, alunos precisam de ajuda.... A quantidade de problema que surge é gigante e tudo tem que ser resolvido ao vivo. O operador tem que ter conhecimento técnico para minimizar erro e, junto com o professor, ter jogo de cintura para manter a turma durante crises.


4- Mais de um canal de comunição aberto com os alunos. Aqui transmitimos sempre para dois locais distintos na internet. Nosso site e outro de backup. Junto com a transmissão existe um chat, a comunicação principal ocorre por ali. No entanto, para cada curso ao vivo que temos, criamos um grupo de whatsapp. Nesse grupo de whatsapp, geralmente mantido ativo pelos próprios alunos, ocorrem as dúvidas fora do horário de aula e, se necessário, vira o canal de comunicação durante a aula caso a transmissão caia ou o chat não funcione.


O problema é que transmitir um curso ao vivo exige investimento em treinamento pessoal e em equipamento. Não é nada de outro mundo mas é o suficiente para tirar muito cursinho de sua zona de conforto. Com a crise atual muitas instituições foram forçadas a se adptar em um momento difícil de se equipar ou treinar pessoal. Nós demos sorte de já ter esse conhecimento e equipamento apropriado desde o ano passado. Não perdemos nenhum aluno presencial ( eles agora assistem de casa os cursos) e estamos transmitindo aulas como nunca antes.



Cursos Curtos e Legais


O exemplo perfeito aqui é nosso curso de Matemática Financeira. Um sucesso que já premiou a profa Cecília Menon como melhor professora do MBA da FGV 5 vezes!


Cada aula ensina o aluno a resolver problemas do dia-a-dia e isso permite que o curso tenha muitos execícios interessantes para os alunos. Rapidamente o aluno percebe que o curso tem um retorno altíssimo em termos de uso prático e estimulamos muito isso neles. Tentamos limitar as aulas para que o aluno aprenda o mínimo necessário para resolver um exercício interessante por aula. Assim o curso tem conteúdo enxuto intercalado com atividades interessantes o tempo todo. Nem todo curso permite isso, mas se permitir, essa é uma excelente maneira de manter o aluno engajado.


Simulados ao longo do curso


Nosso principal curso tem 8 meses de duração, são mais de 150 aulas de 3 horas todos os dias. Temos engajamento de mais de 50% dos alunos do online. Creio que as aulas ao vivo são fundamentais, mas os simulados mantém a turma em ritmo parecido e com a consciência de que o conhecimento será testado a cada mês. Ir mal, ir bem, melhorar de um simulado para o outro... além de ser uma maneira de medir o desempenho do aluno, tem um forte papel em manter a turma engajada e unida. Todos passam pelo mesmo desafio e isso gera união na turma.


Comunidade ativa fora da sala de aula


Grupos de whatsapp de cada curso com alunos e professores é algo muito eficaz em manter a turma ativa e engajada fora dos momentos de aula. Temos esse tipo de grupo apenas para nossos curso longos e que são transmitidos ao vivo.


.... A continuar em outro post

11 visualizações
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Vimeo Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Twitter Cinza